top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaura Fritzen

Repensando o hall de entrada em função do COVID-19

Estamos vivendo um período onde temos que nos adaptar, com muitas mudanças que vem acontecendo, e de forma muito rápida. O COVID-19 chegou para mostrar que precisamos dar mais importância para a nossa saúde e para a nossa casa. Já parou para pensar em quantas lições estamos aprendendo, e em como a arquitetura e o design de interiores podem nos auxiliar em novos hábitos de prevenção? Os impactos da pandemia já são nítidos em nossa rotina e demandam uma série de mudanças. Mas o que podemos aprender com o COVID-19 para nossas residências?


Nos Estados Unidos e na Europa o já muito conhecido e popular “Mud Room” que numa tradução literal quer dizer “sala de lama” é um espaço na entrada da casa, basicamente para deixar roupas, calçados e objetos sujos ou molhados que trazemos da rua. É uma espécie de barreira entre o ambiente externo e o interno.

No Brasil, este espaço é nosso hall de entrada, que até agora normalmente é mais decorativo do que funcional. Dadas as circunstâncias atuais, está caindo de maduro uma revolução cultural na casa do brasileiro, que tarda, mas está prestes a incorporar novos hábitos ao chegar em casa. É hora de repensar o hall de entrada!


Veremos uma mudança comportamental que exigirá um espaço mais limpo, mais fácil de higienizar, com lugares específicos para deixar o que veio da rua. E para que este ambiente se torne além de higiênico, também funcional, alguns itens serão de extrema importância. Cabideiros, por mais em desuso que tenham se tornado, hoje mostram sua importância, pois é onde poderemos deixar casacos e bolsas, até que sejam higienizados. Nichos separarão calçados sujos vindos da rua, dos calçados limpos que só serão usados dentro de casa. E por que não um banco de auxílio para tirar e colocar os sapatos? Outra ideia bacana é colocar bandejas para que sejam acomodados objetos como chaves e carteiras, além do espaço para o álcool em gel, assim podemos higienizar as mãos imediatamente após entrar em casa. São itens funcionais aliados à decoração.

É um novo olhar para o hall de entrada, que se tornará um aliado no combate a este vírus e a todos os outros que já existiam, ou que ainda estão por vir.

Separamos algumas ideias e inspirações, diretamente do Pinterest, de adaptação para este espaço que se tornou de grande importância na nossa rotina.













31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page