Buscar
  • Maura Fritzen

Principais museus do mundo liberam tour virtual

Fechados por conta da pandemia do novo coronavírus, alguns dos principais museus do mundo liberaram as visitas – virtuais, claro. Você pode conferir alguns nessa lista que separamos. É só clicar no nome do museu que você terá acesso direto ao site!


#1. MUSEU DO LOUVRE

Localizado em Paris, o espaço guarda obras como Monalisa, Vitória de Samotrácia e Vênus de Milo. O museu permite que internautas circulem por suas galerias e salas de exposição. Além das pinturas, a arquitetura é uma obra de arte à parte.


#2. MUSEU DO PRADO

Museu do Prado considerado o museu mais importante da Espanha, é onde estão guardadas as obras de grandes nomes do país, como Diego Velázquez e Francisco de Goya. Um dos quadros de maior destaque de Diego Velázquez (1599-1660), é a obra "As Meninas". Além disso, a coleção é bastante completa, contendo obras da pintura espanhola, francesa, alemã e italiana em seu acervo.


#3. MUSEU METROPOLITAN

E neste circuito não poderia faltar o The Metropolitan, que todo ano sedia o Baile do Met. Pela plataforma o apreciador pode passear pelos corredores do museu, explorar peças da coleção e assistir a vídeos em 360º.


#4. MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE SÃO PAULO

O MIS disponibilizou o seu acervo de forma online, o que inclui fotografias, filmes, áudios e artes audiovisuais de forma geral.


#5. GALERIA UFFIZI

O espaço situado em Florença guarda as obras "O Nascimento de Vênus" e "A Primavera". Galeria também oferece um tour virtual separado por categorias.


#6. PINACOTECA DE SÃO PAULO

O tour virtual da Pinacoteca ajuda a manter a conexão do público com a arte nesses tempos em que é recomendado ficar em casa. A ferramenta é gratuita para os visitantes e também em realidade virtual para quem tiver óculos.


#7. MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

O Museu de Arte do Rio (MAR) disponibilizou uma série de conteúdos digitais gratuitos para o público aproveitar o museu sem sair de casa durante o período de isolamento social. O projeto #MARdeCasa reúne curiosidades sobre obras do acervo, podcast, websérie e um tour virtual pela exposição "O Rio dos Navegantes".


#8. MUSEU DO VATICANO

Por fim, mas nunca menos importante, os internautas podem apreciar mais de sete quilômetros da extensão do museu do Vaticano. Além das obras de arte de Raffaello Sanzio, um corredor dedicado aos mapas antigos também está disponível no tour.


#9. DICA BÔNUS: QUASE EM TODO LUGAR

Nos poucos anos desde que o Google Street View começou a mapear o interior dos museus do mundo, o projeto acumulou uma enorme coleção de grandes e pequenos tours. Além de percorrer cada um dos 46 locais oferecidos, você pode clicar no Google Art Project para uma visualização mais detalhada e formatada de peças individuais, com descrições úteis.

24 visualizações

contato.maurafritzen@gmail.com

051 3563-6018

051 99844-2440