top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaura Fritzen

#3. A QUALIDADE DO SONO

Para o nosso terceiro post sobre as 8 especialidades no segmento residencial, que julgamos imprescindíveis para um bom projeto, falaremos como o projeto arquitetônico e o projeto de design de interiores pode influenciar no nosso sono e na nossa qualidade de vida.

 

Segundo o Instituto do Sono, passamos um terço da vida dormindo para realizar a homeostase, ou seja, alcançar o equilíbrio do organismo. É necessário, dormir bem, em quantidade e qualidade, para que seja possível restaurar nossas energias, melhorar nossa concentração, memória, humor e o aprendizado. E você, já imaginou o quanto o ambiente que você dorme pode influenciar positiva ou negativamente neste momento?

 

Nós projetamos com foco em um dos maiores problemas que afeta boa parte da população: o sono. Para nós, o dormir está associado a um alto padrão de qualidade de vida. E nós, como designers e arquitetas, podemos auxiliar projetando ambientes mais relaxantes e que proporcionem um sono reparador. Explicaremos um pouco mais sobre os principais cuidados que temos ao projetar esses ambientes.

 

LUZ Entre os aspectos mais importantes para a qualidade do seu ambiente está a iluminação. A luz, seja natural ou artificial, tem um grande impacto sobre nós. Buscamos com a iluminação, através da escolha certa das lâmpadas e das luminárias, da temperatura de cor adequada para cada uso, e pensando criteriosamente na disposição destes elementos no ambiente, um aliado para os momentos que antecedem a hora de dormir, assim como logo cedo ao acordar. Momentos tão importantes para nosso bem estar e para o nosso organismo. Também levamos em conta de forma primordial os fechamentos das aberturas, sejam elementos externos ou internos, proporcionando o black out total do ambiente e assim garantindo um sono reparador.

 

DECORAÇÃO ALIADA AO DESCANSO

Embora cada um de nós responda a cores e estilos de uma forma particular, e que a ideia de quarto ideal tem a ver com um ambiente que seja reflexo da personalidade de seus moradores, alguns detalhes são imprescindíveis para que um ambiente inspire aconchego, acolhimento e intimidade. Buscamos o uso de objetos específicos na ambientação do espaço, pensando muito nas texturas dos tecidos, das cortinas, dos tapetes e almofadas, de forma a tornar o ambiente mais relaxante e acolhedor.

 

CORES RELAXANTES

Por meio da psicologia das cores, sabemos que cada cor remete a emoções e sensações diferentes e exercem forte influência nos aspectos físico, mental e emocional das pessoas. Além disso, o uso das cores nos auxilia na sensação de amplitude, na luminosidade, e nas sensações térmicas que queremos transmitir. Por tudo isso, nos preocupamos muito com seus efeitos na hora de projetar. Com o sono não é diferente! As emoções e sensações que se deseja transmitir pelas cores, pode influenciar em boas noites de sono, e consequentemente na melhora da qualidade de vida dos moradores.

 

CONDIÇÕES TÉRMICAS

Em tempos de pandemia, cada vez mais percebemos a necessidade e a importância da ventilação natural. E ao projetar dormitórios não seria diferente. Estamos sempre atentas para que o projeto dos dormitórios privilegie a ventilação natural em abundância, permitindo a renovação do ar e a ventilação de higiene. Além disso é de extrema importância estarmos atentas ao conforto térmico do ambiente. Um desafio projetual neste nosso clima maluco atualmente, não é mesmo? Além de pensarmos nos melhores sistemas de climatização para cada projeto, alguns materiais também podem nos auxiliar muito nas sensações que queremos transmitir no dormitório, tornando o ambiente ideal para aquela maravilhosa noite de sono!

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page